domingo, 6 de dezembro de 2009

Efeméride

Quem realmente é o pai Natal? Poucos sabem a verdadeira história do Pai Natal, que faz hoje, dia 6 de Dezembro anos.
Um ministro episcopal, relata no seu poema “Um relato da vida de São Nicolau” a verdadeira história. Escreveu esse poema para as suas filhas, mas só em 1844 é que reclamou a autoria do poema e passados mais 22 anos surgiu a primeira imagem do pai natal, em 1866 J O pai Natal teve um evolução significativa, como podem ver na imagem.
S. Nicolau     
Pai Natal
As raízes da história do Pai Natal remontam ao folclore europeu e baseia-se em S. Nicolau, padroeiro da Rússia, da Grécia, dos marinheiros e das crianças.
Sabe-se com certeza sobre a vida de S. Nicolau, que este foi bispo de Mira na Lícia, que se situa no sudoeste da Ásia, no século IV d.C.

S. Nicolau era conhecido por salvar marinheiros das tempestades, defender crianças e por oferecer generosos presentes aos mais pobres.
Pode-se duvidar da autenticidade de muitas das histórias relacionadas com S. Nicolau, mas mesmo assim a lenda espalhou-se por toda a Europa e a sua figura ficou associada a um distribuidor de presentes. 

Era então originalmente festejado no dia 6 de Dezembro, sendo este o dia em que se recebiam os presentes.
Contudo, depois da reforma, os protestantes germânicos decidiram dar especial atenção ao Menino Jesus, transformando-o no “distribuidor” de presentes e transferindo a entrega de presentes para a Sua festa a 25 de Dezembro.
S. Nicolau morreu a 6 de Dezembro de 342. Em meados do século VI, o santuário onde este foi sepultado transformou-se numa nascente de água.

SANDRA COSTA

Sem comentários:

Enviar um comentário