terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Jane Patricia Haddad (em visita à Escola da Ponte)

terça-feira, 14 de outubro de 2008

Vila das Aves - Portugal


Saudades dos Amigos -Educadores com Brilho nos Olhos Vila das Aves,em Portugal , é nesta linda Vila que está a Escola da Ponte, lugar onde pude vivenciar a Possibilidade de Escutar e Olhar uma escola, em uma perspectiva real de inovação. Uma Escola, onde a coerência é buscada, foi ali que pude comprovar, que é possível fazer a diferença. Nada fácil, manter uma equipe em sintonia, diante de tantos desafios, mas ali , consegui ver uma luz. Ali a autonomia é para além de um discurso , ela é vivida diariamente em seus diversos espaços. Há formas de re-significar nossa educação, basta abrirmos os olhos e escutarmos nossos alunos. Ali não há Solidão e sim Solidariedade. " Ao ver uma menina de mais ou menos 9 anos, acompanhando um lindo menino com síndrome de Down, fiquei observando no refeitório: ela o ajudava a abrir seu lanche e orientava sem fazer por ele. Me encantei, a cena era muito humana, me aproximei e disse: - Você é o ajinho da guarda dele? - Ela me olhou com espanto e disse: - Não, eu simplesmente estou o ajudando, é minha obrigação e eu gosto..." Naquele momento, entendi que estou longe de SER uma EDUCADORA, mas não desisto!!! Saudades de uma Educação menos Solitária. Jane Patrícia


" À véspera de não partir nunca, ao menos não há que arrumar malas",Fernando Pessoa

2 comentários:

  1. Eu sou estudante da escola da Ponte.
    Tenho muito prazer por ser uma aluna desta escola magnifica, adoro os professores :D
    Os meu preferidos são:

    - Arlindo;
    - Vitor ( história )
    - Alexandra ( matemática )

    entre outros ...

    Entrei na escola no quarto ano, tinha um modo de ensino muito diferente !!
    Mas no final apercebi-me melhor da maneira desta escola, vou falar um pouco sobre a escola, uma visita:

    - A escola tem muitas Responsabilidades, que servem para o bom funcionamento da escola, no inicio do ano elegemos um(a) presidente, funciona no inicio do ano criamos uma lista com 10 elementos, fazemos várias promessas, fazemos a campanha eleitoral e há varios debates entre os núcleos ( iniciação, consolidação e aprofundamento ) depois vamos a votos e sabemos o(a) presidente, ainda temos a comissão de ajuda, que serve para ajudar nos problemas no intervalo, não significa que nós (alunos) não possamos ajudar.
    Temos vários dispositivos:
    Eu já sei:
    - Temos uma tarefa no inicio da quinzena e quando tivermos prontos para avaliar esse tema pomos no 'Eu já sei' e pedimos a avaliação;
    Preciso de ajuda:
    - Se no tema que estiver a trabalhar não perceber bem esse tema pomos no preciso de ajuda, e o professor dá-nos uma aula directa;
    Pesquiso em Casa:
    - Quando quisermos levar um livro para casa para estudar, preenchemos e levamos o livro;
    Acho mal:
    - Quando houver algum problema na escola podemos por neste dispositivo;
    Acho bem:
    - Quando houver a na escola alguma coisa vem podemos por neste dispositivo;
    ( entre outros )

    A escola não funciona por aulas, temos um grupo no inicio do ano.


    Se quiserem saber mais informações façam uma visita à escola, que estamos sempre de portas abertas, e é um prazer :D

    ResponderEliminar
  2. (...)

    Continuando ...

    * Ainda há o eco-escolas, todos os anos temos várias propostas, primeiro escolhemos os temas que vamos usar para o eco-escolas, para melhorar o ambiente do planeta e da escola, debatemos nos espaços do núcleo, e depois vai a aprovação na assembleia da escola, depois de aprovado vem a Junta de Freguesia e Da Camara de Santo Tirso, e aprova o plano de ação.
    É assim que ganhamos a bandeira eco-escolas , fazendo as propostas que apresentámos.

    A escola tem a Semana da Leitura, onde os alunos organizam por vontade própria , pode ser de várias linguas, aí decorrem as atividades, e ainda há a semana do ler consigo, onde convidamos pessoas para ler na escola para vários alunos.

    como já disse:
    Se quiserem saber mais informações façam uma visita à escola, que estamos sempre de portas abertas, e é um prazer :D

    ResponderEliminar