sábado, 8 de maio de 2010

Workshop - Yoga do Riso

Local:  Escola da Ponte
Facilitador:  João Sá

·         1ª Sessão - 10 Maio    (16h30 às 18h00 )
·         2ª Sessão - 24 Maio    (16h30 às 18h00 )
·         3ª Sessão - a confirmar          (16h30 às 18h00 )

       
João Sá, apresenta-se assim:

Sempre me interessou a fronteira entre as Artes, o espaço despenteado entre elas.
Tenho vivido a agarrar tudo o que é Curso e Workshop, de Escultura a Manipulação de objectos, Teatro, Marionetes, Clown, Danças... para fazer! Fazer sempre muito! Mas sempre ao lado... sempre fora desta ou daquela gaveta. “


Como voluntário, João Sá aceitou prontamente participar de forma gratuita no bem-estar da comunidade da Escola da Ponte como facilitador num Workshop de Yoga do Riso. 

Esta actividade em complemento às AEC’s, está aberta a toda a comunidade escolar permitindo a inclusão de outros grupos de alunos, orientadores educativos, funcionários e pais, que dela desejem usufruir.

Yoga do Riso

O QUE É O YOGA DO RISO?

O Yoga do Riso é uma combinação perfeita de várias técnicas estimulantes do riso, com exercícios de respiração que transporta as pessoas do riso falso ao riso verdadeiro. É a ginástica do Riso.
Uma sessão de yoga do riso é feita em grupo e começa por exercícios de respiração vindos do yoga.
Continua com exercícios lúdicos que induzem ao riso que começam pelo mantra “ho ho, ha ha ha” que se repete entre cada tipo de gargalhada como por exemplo: o riso da factura do cartão de crédito, o riso do perdão, o riso do reencontro de um amigo etc. Depois de ter explorado uma serie de exercícios de riso passa-se á “Meditação do riso”. A sessão termina com uma visualização da Paz mundial e relaxamento.
Este MÉTODO da “ginástica do riso”, ainda que não possa ser encarado como uma terapia é deveras terapêutico. É uma actividade de partilha, para ser realizada em grupo, uma ferramenta para o bem-estar. É fácil de aprender e de realizar em conjunto.     
 Uma sessão típica de yoga do riso (entre uma hora e uma hora e meia) é uma combinação perfeita de várias técnicas estimulantes do riso com  exercícios de respiração e alongamentos. Pode ser dada ao ar livre ou num espaço interior precisamente como acontece com outras actividades como o yoga, jogos, dança, Taichi, etc.

RIR É O MELHOR REMÉDIO!

Este método foi criado pelo Dr. Madan Kataria, médico Indiano que concluiu que a gargalhada ajuda no processo de recuperação de todas as enfermidades/desequilíbrios. Centenas de estudos demonstram que o riso faz milagres à mente e ao corpo. Entre outros os benefícios do Yoga do Riso são:
  • Melhora a saúde e bem-estar físico e mental.
  •  Reforça o sistema imunitário, activando as células que combatem infecções.
  •  Ajuda o corpo a lutar contra o "stress".
  • Prevenção de estados depressivos.
  •  Uma boa gargalhada, das que fazem doer a barriga, ajuda a fortalecer os músculos do estômago.
  •  Liberta endorfinas no cérebro, o analgésico natural do corpo
  •  Mantém o rosto jovem e aumenta a beleza física.
  •  Dilata o tórax e melhora a respiração.
  •  Favorece o relacionamento social.
  •  Aumenta a criatividade e a produtividade.
  •  Facilita a tomada de decisões
  •  Melhora a auto-estima

Sem comentários:

Enviar um comentário